BARROCO E ROCOCÓ


BARROCO
-Surgiu no séc. XVII, na Itália.
- Nasceu da necessidade de reafirmar e difundir a fé católica, uma vez que com o humanismo, o renascimento e principalmente com a reforma, a Igreja católica teve 
seu poder enfraquecido.
- Escultures, arquitetos,e pintores foram convocados para transformar as igrejas em verdadeiras exibições artísticas, com o objetivo de converter todas as pessoas ao catolicismo.
- Diferente do Renascimento, em que as figuras aparecem de forma estática, como se estivessem posando para um retrato, no Barroco elas sempre parecem estar em
 movimento.
- São utilizados jogos de luz, destacando os elementos mais importantes e dando uma intensidade dramática á cena.
- Retratavam temas religiosos, mitológicos e do cotidiano com a predominância 
da emoção, através de um colorido intenso e do contraste de claro-escuro. 
- Michelangelo Meresi da Caravaggio ( 1571-1610) foi um dos  pintores italianos que
 mais se destacou na arte barroca, suas obras possuíam um realismo, nuca visto anteriormente.
Sepultura de Cristo- Caravaggio

- O estilo Barroco expandiu-se da Itália para vários países europeu até o séc. XVIII.
- Na Holanda adquiriu características próprias. Descritivo e realista o artista holandês,
 não se preocupava com os padrões de beleza, retratava  o cotidiano, diferente dos 
italianos que, na maioria das vezes,  buscavam temas mais nobres.  Entre os artistas holandeses podemos destacar: Peter Paul Rubens ( 1577-1640), Rembrandt van Rijn
 ( 1606-1669), Diego Velázques (1599-1660).


Ereção da Cruz- Rubens

  Camponeses Dançando- Rubens                                                                                                                                                                                                                


    Mulher Banhando-se num Córrego-1665- Rembrandt









 Anatomy lesson- Rembrandt






Velha Fritando Ovos- Velásqez
Infanta Margarida aos Oito Anos- Velásquez















ESCULTURA BARROCA
- Principais características:
. Dramaticidade das expressões.
. Dinamismo dos movimentos.
. Predominância de linhas curvas, excesso de dobras nas vestes  e a utilização 
do dourado.
. Diferentes combinações de elementos, gerando efeitos de forma e luz, rompendo
 com a frontalidade dos estilos arquitetônicos precedentes.

- Gian Lorenzzo Bernini (1598-1680)













  Compare as duas obras:

 

. Davi- Bernine (Barroco)                       Davi- Michelangelo

ARQUITETURA
- Nas igrejas, as predominância de cúpulas altas.
- No interior da igreja, pequenas capelas, ricamente decoradas, estendiam-se de
 um lado ao outro da nave.


                                                                                   Igreja matriz de lagoa, Portugal


ROCOCÓ
- O Rococó surgiu na França, entre o final do séc. XVII e início do séc. XVIII, como desdobramento do barroco, porém mais leve e intimista que aquele e usado 
inicialmente em decoração de interiores
-  Paredes e tetos ornamentados com pinturas suaves e elementos decorativos, 
tais como laços e flores feitos com estuque.
- Possui leveza, caráter intimista, elegância, alegria, bizarro, frivolidade e exuberante
 - O Rococó se opôs ao espírito grandioso do Barroco, valorizando a elegância.
- Cores vivas foram substituídas por tons pastéis, utilizavam o como o rosa, azul
 e verde.

Rococó
  
-  Os temas utilizados eram cenas galantes da vida cortesã e da mitologia, pastorais,
 alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.
- O termo deriva do francês rocaille, que significa " embrechamento" técnica de
 incrustação de conchas, pedrinhas e fragmentos de vidro utilizados na decoração
 de cavernas artificiais, e de uma combinação das palavras barocco e rocaille
  
- Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI.

ARQUITETURA

 - Na arquitetura as fachadas das construções eram simples, com texturas suaves e numerosas janelas, substituindo os relevos e as cores vivas utilizadas anteriormente 
pelo Barroco.



Santuário Nossa Senhora da Piedade
Convento Nossa Senhora dos Anjos

- A estrutura das construções ganhou leveza e o espaço interno foi unificado, com 
maior graça e intimidade.


Uso abundante de formas curvas e de elementos decorativos, tais como conhas,
 flores e laços.

 

 




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